SGP Frequência Plano de aula

De wiki_publica
Ir para navegação Ir para pesquisar

Frequência

Para que seja possível registrar a frequência é necessário que a aula esteja cadastrada no Calendário do Professor, sendo que é possível registrar a frequência de aulas da data atual ou datas anteriores. Só é possível registrar a frequência durante o período escolar (duração normal do bimestre), período de fechamento (abertura) e período de fechamento (reabertura) do bimestre ao qual a aula pertence.

São apresentados na tela todos os estudantes que estão/estavam ativos na data da aula. Para os estudantes novos (matrículas recentes) é apresentado um tooltip durante os 15 primeiros dias do estudante na turma. Os estudantes inativos serão apresentados com um tooltip com a situação e data da situação e só são apresentados até a data da sua inativação. Estudantes inativos antes do início do ano letivo não são apresentados nesta tela.

Os estudantes podem ter o indicativo de presença (C), remoto (R) ou ausência (F) na frequência. Por padrão todos os estudantes são sugeridos com presença e o professor marca apenas as ausências para os que faltaram, porém também temos a opção de predefinição onde é possível selecionar uma opção padrão para o estudante. Ao pré-definir a frequência, em todas as aulas em que ainda não houve registro de frequência (anteriores e futuras) será sugerida a frequência pré-definida, podendo ser alterada pelo professor.

A coluna "Marcar todas as aulas" e as aulas são sugeridas com o mesmo valor da coluna "Pré-definir frequência" e para alterar pode ser selecionada a opção correspondente na coluna "Marcar todas as aulas" que irá refletir em todas as aulas, ou pode ser selecionada uma opção diferente em cada aula, deixando a coluna de marcar todas sem nenhuma seleção neste caso.

O registro pode ser salvo através do botão "Cadastrar", permanecendo com o mesmo dia selecionado ou pode ser utilizado o botão "Próxima aula" que persiste o registro e seleciona a próxima aula do componente curricular.

A frequência pode ser registrada/alterada pelo professor titular do componente curricular no EOL ou pelos gestores da UE (CP, AD e Diretor). O professor titular anterior (que teve atribuição disponibilizada) pode inserir ou alterar os registros do período em que esteve como titular.

No ensino fundamental, médio e EJA o professor CJ irá lançar a frequência para a sua aula (aula CJ) e na Educação Infantil o CJ utiliza a aula automática da turma. O professor titular e os gestores podem consultar a frequência do CJ.

Quando há mais de uma aula no mesmo dia para o mesmo componente curricular (aula normal e reposição, por exemplo) será apresentada uma tela auxiliar para seleção da aula.

Os componentes compartilhados, como por exemplo Língua Inglesa Compartilhada não registram frequência (na tabela componente_curricular há um indicativo se o componente registra ou não a frequência), neste caso a tela de frequência serve apenas para consulta dos estudantes, permitindo também a inserção de anotações do estudante.

Ao alterar a quantidade de aula que já possua frequência, o sistema pode se comportar de duas maneiras:

  • Diminuição da quantidade de aula: Será eliminada a frequência da aula com número maior. Exemplo: A aula tinha quantidade 3 e alterada para 2, neste caso a frequência da aula 3 será ser excluída.
  • Aumento da quantidade de aula: A frequência da aula com número maior será replicada para as novas aulas. Exemplo: A aula tinha quantidade 2 e foi alterada para 3 , neste caso a frequência da aula 2 será replicada para a aula 3.

Por meio do ícone de lápis que está disponível para todos os estudantes é possível inserir anotações do estudante, que são na prática utilizada para justificar as ausências, porém pode ser utilizada independente da opção de frequência selecionada. É possível inserir a anotação apenas selecionando um dos motivos pré-definidos ou digitando o texto livre, podendo ser preenchidos os dois campos em conjunto também.

Após o registro da frequência é realizado o cálculo do percentual de frequência em segundo plano (Rabbit) e o cálculo é todo centralizado (tabela frequencia_aluno).

A fórmula de cálculo é: 100 - ((Total de ausências - total de compensações / total de aulas ) * 100)

O percentual de frequência mínimo no Ensino Fundamental, Médio e EJA é de 75% e na Educação Infantil é de 60%.

Ao excluir ou alterar a quantidade de uma aula que possui registro de frequência é acionado o cálculo do percentual.

Quando a criança/estudante não possuir registro de frequência em nenhuma aula do bimestre não será apresentado percentual de frequência, ou seja, o campo de percentual em todas as telas e relatórios do sistema ficará em branco.

Plano de aula

O plano de aula é o registro diário do planejamento do professor, onde ele registra os objetivos, atividades e demais detalhes da aula.

A existência do plano anual para o bimestre da aula é uma premissa para que seja possível inserir o plano de aula, exceto para componentes de território do saber.

As aulas precisam estar devidamente cadastradas no calendário do professor para que possam ser selecionadas na tela.

Para os componentes curriculares que possuem o Currículo da Cidade informatizado é obrigatória a seleção de pelo menos um objetivo de aprendizagem para que seja possível registrar o plano de aula. Nos componentes de Arte e Língua Portuguesa, além dos objetivos relacionados ao ano da turma estão disponíveis os objetivos do ciclo.

O preenchimento do campo "Objetivos específicos e desenvolvimento da aula" é obrigatório, sendo que os demais campos editáveis (recuperação contínua e lição de casa) são opcionais.

No plano de aula também são apresentados os avisos do mural do Google Sala de Aula que são integrados para o SGP.

Para componentes de regência de classe são apresentadas abas para cada um dos componentes que fazem parte da regência e é obrigatória a seleção dos objetivos para pelo menos um componente curricular. O campo de "Objetivos específicos e desenvolvimento da aula" é compartilhado para todos os componentes da regência.

O plano de aula pode ser copiado para outras turmas sendo que a cópia só pode ser realizada para turmas do mesmo ano escolar e mesmo componente curricular cujo professor também esteja atribuído. O plano pode ser copiado para outra aula da mesma turma também.

Para excluir um plano de aula deve-se excluir a aula pelo Calendário do Professor, porém neste caso, se houver frequência registrada ela também será excluída.

Por meio do botão de impressão disponível na tela é possível imprimir o plano de aula da data selecionada.

No relatório de "Controle do planejamento diário" que é acessado por meio do menu "Relatórios > Diário de classe" é possível imprimir os planos de aula de todo o bimestre.