SGP Compensação de ausência

De wiki_publica
Ir para navegação Ir para pesquisar

Compensação de ausência

O cadastro de compensação de ausência consiste em inserir no sistema os detalhes de uma atividade de compensação de foi aplicada para o estudantes, onde o professor seleciona quantas ausências quer compensar de cada estudante. Só é possível compensar até 23 ausências na mesma atividade.

O cadastro da compensação pode ser realizado por professor titular, professor CJ e pela gestão da UE (CP, AD e Diretor).

As atividades são cadastradas por bimestre, pois o cálculo de frequência é bimestral. O nome e detalhamento da atividade são obrigatórios. A vinculação dos estudantes ou a seleção de ausências a serem compensadas são opcionais, ou seja, o professor pode cadastrar uma atividade no momento que distribui a mesma para os alunos e só depois que a atividade é entregue o professor vincula os estudantes e seleciona quantas ausências serão compensadas.

Apenas os estudantes que possuem ausência no bimestre são apresentados na tela para seleção, sendo que os estudantes que estiverem com percentual de frequência menor que 75% são apresentados com um destaque.

No caso de regência de classe é necessário selecionar pelo menos um componente da regência para vincular a atividade.

Após cadastrar uma compensação de ausência que possua estudantes selecionados e com ausências marcadas para compensação é acionado o cálculo de frequência e as compensações eliminam as ausências o que reflete no percentual de frequência.

Caso o professor tenha atribuição disponibilizada (encerrada) ele poderá cadastrar atividades de compensação até o bimestre em que a atribuição foi encerrada. O professor titular atual pode alterar e excluir compensações cadastradas pelo titular anterior.

Para a compensação de ausência não há controle de períodos no ano atual, ou seja, é possível cadastrar uma compensação de ausência no 1º bimestre após o encerramento do bimestre ou do período de abertura, sem a necessidade de período de reabertura. Já para os anos anteriores é necessário reabertura.

Apenas é possível cadastrar atividades de compensação para os componentes que registram frequência.

Quando uma atividade de compensação é cadastrada ou quando é inserido um aluno novo em uma compensação já cadastrada é enviada uma notificação para os gestores da UE (CP, AD e Diretor).