Conecta propostas

De wiki_publica
Ir para navegação Ir para pesquisar

Cadastro de propostas (Formações)

O cadastro de propostas está disponível no menu “Cadastro > Propostas” e apenas usuários vinculados a um perfil de área promotora podem iniciar o cadastro de uma proposta.

Na tela de listagem são apresentadas apenas as propostas de formações da respectiva área promotora do usuário.

Ao acionar o botão “Novo” será apresentada a tela de cadastro com todos os passos necessários para incluir uma nova formação.

Na seção de informações gerais temos campos muito importantes para a definição do fluxo do processo da proposta, destacando-se os seguintes:

- Formação homologada por SME/COPED/DF: A partir da seleção deste campo será definido qual modelo de proposta será aplicado. Na opção “Sim” o curso passará pela validação de DF e dos pareceristas até que seja aprovado e nas opções “Não (Cursos por IN) e “Não (Cursos extras) o curso é publicado imediatamente após o cadastro sem passar por nenhuma etapa de aprovação, porém estas opções devem ser usadas em cenários específicos.
- Tipo de inscrição: Neste campo temos várias opções que irão definir o formato das inscrições na formação. As opções “Automática” e “Automática (JEIF) não podem ser utilizadas em conjunto e ao selecionar a opção “Externa” não é possível selecionar mais nenhum tipo.
 - Optativa: Neste caso a inscrição será feita pelos próprios cursistas por meio do portal de inscrições do Conecta.
 - Automática: Neste tipo as inscrições são realizadas automaticamente considerando os campos “Público-alvo”, “Função específica” ou “Etapa/Modalidade”, “Ano/Etapa” e “Componente curricular”, ou seja, de acordo com estes parâmetros todos os usuários que se enquadrarem serão incluídos nas turmas considerando também a sua respectiva DRE.
 - Automática (JEIF): Tem o mesmo comportamento da opção automática, porém considera também a opção de jornada dos cursistas, sendo que apenas aqueles que possuírem a jornada JEIF no ano atual serão contemplados.
 - Manual: Esta opção libera a possibilidade de área promotora fazer inscrições manualmente ou por meio de importação de arquivo.
 - Externa: Nesta opção não há inscrições pelo Conecta, pois a área promotora possui uma forma própria de controle.
- Integrar no SGA: Por padrão todos os cursos devem ser integrados no SGA, pois ele é a ferramenta oficial da SME para formações, porém no caso de áreas promotoras externas que possuam seu próprio ambiente de gestão de aprendizagem a integração com o SGA não ocorre.
- Público-alvo/Função específica/Modalidade/Ano/Componente Curricular: Estes campos devem ser observados em conjunto pois é a partir da sua seleção que é definido o escopo do público-alvo da formação. Temos as seguintes possibilidades de uso:
 - Público-alvo: Neste campo devem ser selecionados os cargos que os cursistas devem ocupar para ter acesso a esta formação. O campo é obrigatório caso não seja informada função específica ou modalidade/ano/componente curricular.
 - Função específica: Neste campo devem ser selecionadas as funções específicas que os cursistas devem ter para ter acesso à inscrição no curso.
 - Público-alvo + Função específica: Os dois campos podem ser utilizados em conjunto e neste caso ambos são válidos, ou seja, o usuário pode ter o cargo ou a função específica.
 - Público-alvo + Modalidade: É possível combinar o público-alvo com modalidade para que apenas usuários de um determinado segmento possam se inscrever.
 - Modalidade + Ano + Componente curricular: Estes três campos devem ser utilizados para o caso de inscrições automáticas considerando a atribuição, sendo assim só se aplicam para professores.
- Critério para validação das inscrições: O único critério que possui tratamento no sistema é o “Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas será realizado sorteio” e os demais não possuem tratamento automático pelo sistema, ficando a cargo da área promotora a sua aplicação.
- Nome da turma: Após definir a quantidade de turmas, o sistema disponibilizará uma tabela com a lista onde deverá ser alterado o nome da turma para o nome que a área deseja que seja apresentado no SGA, por isso é extremamente importante definir este nome corretamente.

Após preencher os campos obrigatórios da primeira seção o usuário deve acionar o botão “Salvar rascunho” para que a proposta seja gravada.

Na seção “Detalhamento” o usuário deverá informar a carga horária da formação. Se a formação for presencial deve-se selecionar os campos carga horária total, presencial e não presencial, esta última sendo permitido apenas 10% da carga total, já se a formação for a distância pode ser informada carga presencial, porém é obrigatório informar carga de aulas síncronas ou à distância, podendo informá-las em conjunto.

Nesta mesma seção devem ser informados os campos de texto com justificativas, objetivos, programação e referências. O campo de justificativa será apresentado para os cursistas no momento da inscrição pelo portal.

Na etapa 3 são informadas as datas relacionadas a formação, tais como “Período de realização” e “Período de inscrição”, sendo que a data fim das inscrições não pode ser superior ao período de realização.

Também devem ser informados os encontros das turmas, sendo que no mínimo um registro é obrigatório.

A quarta etapa é onde são informados os profissionais envolvidos na formação, no mínimo é obrigatório pelo menos um regente para cada turma, podendo o mesmo se aplicar a várias turmas ou a todas. Somente terão acesso como Professor no SGA os usuários que forem vinculados como regentes ou tutores (opcional) no cadastro da formação.

Na última etapa (Certificação) deverá ser definido se o curso terá ou não certificação e se tiver precisam ser selecionados pelo menos 3 critérios.

Após preencher todos os campos obrigatórios em todas as etapas a formação poderá ser salva e enviada, sendo que caso se trate de formação homologada por DF será seguido um fluxo de validação e a situação da proposta será alterada para “Aguardando análise da DF” e caso não seja homologada a situação será “Publicada”.

Fluxo para validação de formações homologadas pela DF

Fluxo parecerista.png

As etapas de validação das formações homologadas são as seguintes:

- Atribuições de responsável e parecerista: Após a área promotora enviar a proposta a DF define um responsável na área por aquela proposta e seleciona quais serão os pareceristas, sendo pelo menos um obrigatório. A DF também pode devolver a proposta para a área promotora caso entenda que esteja incompleta ou com informações divergentes. Neste caso a área promotora recebe um e-mail com a justificativa da devolução.
- Análise dos pareceristas: Os pareceristas recebem um e-mail quando atribuídos a uma proposta e possuem acesso integral, porém não podem fazer edições e sim comentários sobre cada campo da proposta por meio do botão “+” que aparece do lado dos campos. O parecerista também pode sugerir diretamente a aprovação ou recusa da proposta e em ambos os casos poderá justificar a opção seleciona, sendo obrigatório no caso de recusa.
- Análise dos pareceres por DF: A cada parecer enviado o responsável no DF receberá notificações no próprio sistema para verificar as respostas dos pareceristas e poderá editar, complementar ou excluir os comentários inseridos por eles.
- Análise dos pareceres pela área promotora: Após revisar os comentários dos pareceristas o responsável no DF enviará a proposta para análise da área promotora que receberá um e-mail e deverá verificar os comentários, fazer os ajustes necessário e reenviar a proposta.
- Aprovação final por DF: Na última etapa do processo, após os ajustes da área promotora o responsável DF analisa se foram feitas as correções solicitadas e dá o parecer final da proposta que pode ser aceita ou recusada. Após a etapa final a área promotora recebe um e-mail com o resultado da análise e o curso vai para a situação “Publicada”.