Cadastro acervo

De wiki_publica
Revisão de 17h44min de 5 de setembro de 2024 por Marlon.goncalves (discussão | contribs) (Criou página com '==Cadastro e manutenção de acervos== Existem algumas telas de cadastros auxiliares que tem como objetivo facilitar e padronizar o cadastro de um novo acervo no sistema. Atualmente esses são os itens que são cadastrados nas telas auxiliares: Crédito; Autor; Editora; Assunto e Série/Coleção. Todos esses itens possuem uma tela específica para realizar o cadastro e ocorre através do acionamento do botão “Novo” e os campos são de preenchimento com texto simp...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Cadastro e manutenção de acervos

Existem algumas telas de cadastros auxiliares que tem como objetivo facilitar e padronizar o cadastro de um novo acervo no sistema.

Atualmente esses são os itens que são cadastrados nas telas auxiliares: Crédito; Autor; Editora; Assunto e Série/Coleção. Todos esses itens possuem uma tela específica para realizar o cadastro e ocorre através do acionamento do botão “Novo” e os campos são de preenchimento com texto simples e com tamanho limitado de até 200 caracteres.

O cadastro dos acervos é realizado através da tela “Acervo” e podem ser feitos de duas maneiras:

Importação

Através do botão “Importar” que ao ser acionado na tela vai exibir para o usuário baixar o modelo de uma planilha, na qual ele deve preencher todos os campos obrigatórios e depois realizar a importação deste arquivo para dentro do sistema.

Essa funcionalidade auxilia o usuário que precisa cadastrar uma quantidade grande de acervos e ao invés de cadastrar um por um manualmente no sistema, basta ele preencher as informações na planilha e fazer a importação de uma única vez para dentro do sistema.

Após a importação do arquivo o sistema sinaliza ao usuário todos os erros que foram encontrados durante a importação do arquivo, facilitando assim que ele localize facilmente os erros e faça as devidas correções. As correções dos erros podem ser feitas via planilha e o usuário refaz todo o processo de importação novamente após as devidas correções ou é possível o usuário fazer as correções acionando o ícone de edição que fica na coluna “Ações” dentro do próprio sistema.

E caso o usuário queira remover algum item que foi importado no sistema e que ainda esteja na situação de erro, é possível realizar através do ícone de excluir que fica na coluna “Ações” dentro do próprio sistema. Lembrando que, uma vez que o acervo foi importado com sucesso, não é possível editar e nem excluir mais os acervos dentro desta tela. É necessário realizar essas ações dentro da tela de cadastro, localizar o acervo na listagem e fazer as devidas ações necessárias.

Cadastro manual

É possível realizar o cadastro do acervo um a um através do botão “Novo”, no qual ao ser acionado o usuário será direcionado para o formulário de cadastro e a primeira opção a ser selecionada dentro desta tela é o “Tipo do acervo” que o usuário deseja cadastrar.

Ao selecionar um tipo de acervo o usuário terá acesso ao formulário exclusivo ao tipo do acervo que ele selecionou, pois cada um dos acervos tem suas particularidades de preenchimento dos campos para a realização do cadastro. Todos os campos que forem de preenchimentos obrigatórios tem um (asterisco *) sinalizando que esses campos são de preenchimentos obrigatórios.

Caso o usuário não preencha todos os campos obrigatórios e acione o botão “Salvar” o sistema não vai permitir que o cadastro seja concluído com sucesso e abaixo de cada um dos campos vai exibir uma mensagem: Campo obrigatório. Os campos “Crédito; Autor; Editora; Assunto e Série/Coleção” no qual os itens são cadastrados nas telas auxiliares, esses itens são carregados automaticamente na tela de cadastro de um novo acervo e basta o usuário selecionar o item que ele já cadastrou, porém, se o usuário não encontrar, basta acionar o ícone (+) que fica ao lado de cada um desses campos e ao ser acionado vai ser aberta a tela de cadastro como uma modal para que seja cadastrado na hora qualquer um desses itens.

Todos os campos dos formulários possuem praticamente as mesmas regras, com texto simples, campo numérico e os limites de caracteres, porém o campo “CÓDIGO/TOMBO” é o único que tem uma particularidade específica, ou seja, não pode repetir o tombo dentro do mesmo acervo.